Escolha uma Página

Ah, o ser humano! Que bichinho inteligente Deus criou!

Basta parar um pouco, olhar para os lados e ver quanta coisa o homem desenvolveu, estudou, descobriu, inventou. Realmente somos seres muito inteligentes e muito capazes. Deus nos fez assim.

Mas foi exatamente essa inteligência (somada ao livre arbítrio), que levou o homem a querer ser independente de Deus. Cada vez mais conseguimos nos virar sozinhos, somos independentes uns dos outros, levamos a nossa própria vida como desejamos, tudo está ao nosso alcance, principalmente hoje, com toda essa tecnologia e a globalização.

Fico pensando como Deus nos enxerga. Apesar de toda capacidade humana, Deus é infinitamente maior que todos nós. Não há comparação, não estamos no mesmo patamar. Como disse Isaac Newton, “o que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano” e mesmo assim fazemos planos, certos de que podemos desenhar o futuro.

Ainda bem que Deus nos puxa a orelha de vez em quando e nos mostra quem realmente somos ao nos lembrar das nossas limitações. Gosto de meditar sempre no versículo que diz: “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” (Lucas 12.25). Com todo o nosso conhecimento e a medicina avançada, “achamos” que adiamos a morte, mas é Deus quem define o dia em que nascemos e o dia em que morreremos. Nada do que façamos pode mudar isso!

Tiago, irmão de Jesus, já tinha aprendido essa lição quando disse: “Ouçam agora, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro’. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso deveriam dizer: ‘Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo’” (Tiago 4.13-15).

Para os orgulhosos é difícil admitir que Deus é realmente soberano e que a nossa vida, (70 anos, em média), não é nada diante de todos os anos da eternidade. Para os humildes admitir isso é ter certeza de proteção. É confortante saber que as coisas não dependem somente de mim, mas estão nas mãos de alguém que é muito mais capaz, inteligente e poderoso do que eu. E que Ele sabe, sempre, qual é o melhor caminho para mim.

“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.” (Atos 17.24-25)

Quer planejar e dar passos certos rumo ao futuro? “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos” (Provérbios 16.3).

“Pois nele vivemos, nos movemos e existimos” Atos 17.28.