Escolha uma Página

Jesus estava ali de passagem, era o meio do caminho da sua viagem entre a Judéia e a Galiléia. O sol estava a pino e ele estava cansado. Com fome e sede sentou-se perto de um poço. Pediu água a uma mulher samaritana. Ele a conhecia muito bem, mas ela, inocente, não sabia com quem estava falando. Onde já se viu um judeu falar com uma samaritana? Ainda mais um homem se dirigir a uma mulher! Jesus surpreendia todo mundo com suas atitudes.
Ele disse a ela: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva… quem beber dessa água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (João 4.10,13-14).

Do que Jesus estava falando? Ele sempre falava em parábolas, a mulher samaritana não entendeu de primeira. Achou que ele tinha um líquido mágico que faria um ser humano nunca mais precisar de água. Já pensou que bom seria nunca mais ter que tirar água do poço e carregar o vaso pesado até em casa para dar aos filhos e aos animais? Ela se livraria de um grande fardo.

Como o ser humano é limitado. Entende tudo ao pé da letra. Jesus falava de algo muito mais profundo. Em outra ocasião explicou o que era a tal da água viva. “’Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva’. Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem.” (João 7.37-39).

A água viva citada por Jesus é o Espírito Santo. É o próprio Deus vivendo em nós e isso, somente isso, nos satisfaz completamente. Se permitirmos que Ele viva em nós, nunca mais teremos “sede”!

Aproximadamente 60% do corpo de um adulto é composto por água. Um ser humano é capaz de sobreviver (apenas) de 3 a 5 dias sem ingerir água. Sem dúvida é um elemento vital. Sem água não sobrevivemos. A água nos mantêm vivos nesse mundo, mas a água viva, que Jesus oferece, nos dá vida eterna!

Depois de um encontro com Jesus nunca mais somos os mesmos. A mulher samaritana voltou pra casa transformada. Ela tinha encontrado o Salvador! E a promessa de Jesus se cumpriu nela imediatamente. Ele disse: “Do seu interior fluirão rios de água viva”. Ela voltou para a sua casa e espalhou as boas novas para os vizinhos. A água viva fluiu em Samaria.

Eu quero beber dessa água. E você?

“Verdades antigas são sempre novas se elas vêm acompanhadas do cheiro e do sabor do céu” (John Bunyan, autor de O Peregrino).

Escrito por Aline Cândido