Escolha uma Página

O que é a família hoje? Como era tempos atrás? Vivemos dias difíceis, as estruturas familiares mudam muito e não são raros os conflitos dentro do lar. É preciso voltar ao princípio de tudo, resgatar e valorizar a família, como ela foi criada para ser.

O princípio da família está em Gênesis. É lá que vemos o que Deus tinha em mente, quais eram seus planos.

A família começa com um homem e uma mulher. Quando Deus criou os seres humanos os fez para serem parecidos com Ele. “Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco” (Gênesis 1.26). Em outra versão: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Homem e mulher viveriam na Terra e seriam a representação de Deus por aqui, afinal dEle receberam a vida, o corpo, a alma, naturalmente teriam mais intimidade com Ele e serviriam na Terra como seus administradores.

Em Gênesis 2.18 o próprio Deus celebrou o 1º casamento ao admitir “não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade”. “É por isso que o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa” (Gênesis 2.24).

Da união dos dois viria o equilíbrio, a família. Somente juntos eles podem ser a imagem de Deus de forma completa.

Por isso que Deus valoriza tanto a família. E por isso também que nenhuma outra instituição sofre tantos ataques como ela. A família é um presente, uma dádiva de Deus.

Deus sempre viu a família como um todo (e não como indivíduos separadamente). Quando falou a Noé para construir a arca, ordenou que Ele e sua família entrassem nela a fim de serem salvos (Gênesis 6.18). Quando Josué se posicionou diante do povo de Israel, ele disse: “Eu e minha família serviremos a Deus, o Senhor” (Josué 24.15).
Quando o carcereiro que estava guardando Paulo e Silas perguntou o que devia fazer para ser salvo, a promessa que recebeu não foi individual: “Creia no Senhor Jesus e você será salvo – você e as pessoas da sua casa”.

Acho que uma das principais características a serem resgatadas nos dias de hoje para a família é a UNIÃO. O mundo nos deixa cada vez mais individualistas e egoístas, mas Deus idealizou a família para ser UMA.

E então, como está a sua família? E o que você tem feito para que ela seja a imagem de Deus aqui na Terra?

Aline Cândido