Escolha uma Página
“Deus ajuda a quem cedo madruga”. Existem ditados que de tão populares são confundidos e declarados como versículos bíblicos.
Da mesma forma há tradições que passam de geração em geração e são ensinadas como sendo mandamentos de Deus. Jesus falou sobre isso na passagem que está em Marcos 7.1-13.
Os judeus, especialmente os fariseus, seguiam os costumes que receberam dos antigos, entre eles, o costume de lavar as mãos antes de comer. Ao perceberem que alguns discípulos não faziam isso, questionaram a Jesus com um tom de acusação.
Alguns costumes estão tão arraigados na nossa cultura que os confundimos com a verdade, com a vontade de Deus, e assim vamos ensinando a filhos e netos tradições vazias.
Jesus disse: “A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus […] Vocês desprezam a Palavra de Deus trocando por ensinamentos que passam de pais para filhos. E vocês fazem muitas outras coisas como esta” (Marcos 7.7,13).
Desde que comecei a ler a bíblia (há mais ou menos 10 anos), comecei a questionar as tradições religiosas que aprendi e verificar se elas realmente foram ensinadas por Deus na bíblia. Pense você também e avalie se as tradições que você segue são humanas ou se estão na Palavra de Deus. É preciso uma boa dose de coragem e disposição para reconhecer e mudar, mas vale a pena, afinal de contas a quem queremos agradar?
“Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo”. (Gálatas 1.10)
Aline Cândido