Escolha uma Página
Saúde Mental, emocional e física são as maiores preocupações do nosso mundo estressante. À medida que a ciência e a tecnologia avançam, aprendemos mais sobre a complexa interação entre os aspectos mental, emocional, espiritual e físico da vida. É encorajador ver que o Senhor falou a respeito dessa interação há milhares de anos.
“O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.” (Provérbios 17:22).
 A Bíblia foi a primeira a registrar que o coração alegre e corajoso é capaz de promover a cura de enfermidades graves e ameaçadoras.
Embora Timóteo minimizasse sua importância, ele reconheceu o valor do exercício físico. O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura” (1 Timóteo 4:8).
Salomão bem sabia que a sabedoria do Senhor é “saúde para o corpo e vigor para os ossos” (Provérbios 3:8).
Tiago escreveu que a oração e a unção com óleo, em nome do Senhor, ajudavam na cura. Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor.” (Tiago 5:14).
Daniel obedeceu a determinados princípios dietéticos e mostrou-se mais saudável que seus amigos. Daniel disse então ao homem que o chefe dos oficiais tinha encarregado de cuidar de Daniel, Hananias, Misael e Azarias: “Peço-lhe que faça uma experiência com os seus servos durante dez dias: Não nos dê nada além de vegetais para comer e água para beber. Depois compare a nossa aparência com a dos jovens que comem a comida do rei, e trate os seus servos de acordo com o que você concluir”. Ele concordou e fez a experiência com eles durante dez dias. Passados os dez dias eles pareciam mais saudáveis e mais fortes do que todos os jovens que comiam a comida da mesa do rei. (Daniel 1:11-15).
O Senhor até mesmo disse que a dieta e normas de saúde que prescrevia foram projetadas como medicina preventiva – para que seu povo não contraísse as doenças do Egito. “Se vocês derem atenção ao Senhor, ao seu Deus e fizerem o que ele aprova, se derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura” (Êxodo 15:26).
Confie! A receita de Deus, encontrada em sua Palavra, irá promover boa saúde.
Karina Lira Guelere Oliveira