Escolha uma Página

Penedo me parece ser a “Campos do Jordão” do Rio de Janeiro, só que menor e sem aquele desfile de egos e botas de cano alto! Penedo fica entre Itatiaia e Resende, a uns 270 km de São Paulo.

Fomos pra lá de carro no sábado de manhã. Pegamos um pouco de trânsito por causa do feriado e no caminho todo eu fui reconsiderando a possibilidade de comprar um mini DVD pra Malu assistir no carro! Sou contra colocar uma TV dentro do carro porque o bacana de viajar é justamente olhar para fora, a paisagem, deixar o pensamento voar! Mas acho que a Malu ainda não entende isso! Eu fui torcendo o caminho todo para encontrar vaquinhas e cavalos à beira da estrada, assim poderia entretê-la um pouco. Ainda bem que meu repertório musical infantil está se ampliando, cantando a Malu se distrai um pouco. O CD “Música de Brinquedo” do Pato Fu foi um ótimo presente, viu Tia Vera! A Malu fica ainda mais fofa cantando “Ovelha Negra”.

Bom, chegamos a Penedo na hora do almoço e fomos até o Truta Viva, um restaurante onde você pode comer o peixe que pescou! Tem tilápias e trutas. Como chegamos tarde não participamos da pescaria, só comemos a truta, um peixe de águas limpas e frias, bem a cara de Penedo.
O restaurante fica no Alto Penedo, “no meio do mato”. É um lugar bem agradável para almoçar.

No caminho dá pra visitar algumas cachoeiras, só paramos nas “Três Cachoeiras”.

Penedo tenta preservar a cultura dos finlandeses, que chegaram ali em 1929 para criar uma comunidade vegetariana. No centrinho visitamos a Pequena Finlândia onde tem a Casa de Papai Noel de Penedo. Apelidei o lugar de Vila Noel – tem várias lojinhas, empório, restaurante, loja de chocolate, um lago com peixes que podem ser alimentados (R$ 1 a ração) e a Casa do Papai Noel.

Já que a verdadeira casa do Papai Noel fica na Finlândia, nada mais justo ele ter sua casa de veraneio, num país tropical.
Não sei o que as crianças pensam, mas eu achei a casa bem mixuruquinha. No horário em que visitamos o Papai Noel que estava lá era magrinho… não tinha o estereótipo do bom velhinho. A Malu teve medo e não quis nem chegar perto dele, mas pode ser que crianças mais velhas curtam o passeio.

Visitamos também o Pico do Penedinho. Para subir é necessário pegar uma autorização na Casa do Chocolate. A partir de lá anda-se 1,5 km de carro e mais uns 600 m de trilha a pé. A subida é íngrime, mas não é difícil. Difícil mesmo é subir e levar a Malu no ombro! Não basta ser pai, tem que participar.
A subida vale a pena. De lá de cima dá pra avistar a Serra do Mar, da Mantiqueira, Resende e Itatiaia. Olha a cara de aventureira da Malu!

Ah sim, estava quase me esquecendo do hotel. Ficamos no Quinta da Mantiqueira, no Jardim Martinelli. Não é tão próximo do centro, tem que ir de carro. Fica num lugar tranquilo e as instalações são OK. Só não fomos preparados para os borrachudos que atacaram a Malu na madrugada, coitada!

Recepção do hotel

Vista da varanda

Vista da varanda

Hotel Quinta da Mantiqueira
http://hotelquintadamantiqueira.com.br/

Restaurante Truta Viva
http://www.trutaviva.com.br/

Casa do Papai Noel de Penedo
http://www.penedo.com/casadepapainoel