Escolha uma Página

Hoje o dia rendeu bastante. Estamos hospedados numa pousada em Canela. Em Gramado essa semana tem uma feira de calçados e os hotéis estão todos lotados. Pra nós não muda muito, pois estamos de carro e a distância entre uma cidade e outra é de apenas 7 km.

Começamos o dia passeando de pedalinho no Lago Negro, em Gramado. Tem uma trilha para caminhada em volta do lago – a paisagem é bem bonita.
Chama-se Lago Negro pois em suas margens foram plantadas árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha.

Depois fomos ao Mini Mundo, um parque que apresenta construções de várias partes do mundo em miniatura com muito realismo (escala 1:24). Seu criador foi Otto Höppner (que faria 100 anos em 2012). O Mini Mundo começou com uma casinha de bonecas e alguns castelos com trenzinho em miniatura que Otto fez para seus netos no jardim. Depois ele abriu o jardim para seus hóspedes (no Hotel Ritta Höppner) e mais tarde, o jardim cresceu, tornou-se uma cidade em miniatura e foi aberta ao público.

 

O parque está em constante construção. A mais nova miniatura é o Museu do Ipiranga (São Paulo-SP).

 

Todas as obras são incríveis. É legal observar os detalhes, como por exemplo as pedrinhas moídas, com cerca de 2 ou 3 mm cada, colocadas uma a uma para imitar o mosaico original do Museu.

Além das construções, o Mini Mundo tem habitantes. E não são só bonequinhos para enfeitar a cidade. Eles parecem ter vida de verdade. Com um pouco de imaginação dá até para ouvir os diálogos entre os habitantes.  

 

Dona Boló Tynha das Graças, de 89 anos, sonâmbula, incendiou a própria casa (pelo menos é o que disse o Jornal do Mini Mundo, entregue logo na entrada do parque).

Próximo ao incêndio, bombeiros, polícia, emissora de TV e curiosos.

Na volta (entre Gramado e Canela) visitamos a fábrica de chocolates Caracol. A construção é grandiosa, mas o espaço da fábrica é pequeno – vimos através de um vidro duas moças manipulando os chocolates. No restante do prédio eles fizeram um espaço temático para contar a história do chocolate e algumas curiosidades. Tem também uma cafeteria com vista panorâmica e a loja de chocolates.
Paga-se ingresso de R$ 5,00 que podem ser usados depois na lojinha.

 

Em Canela visitamos o Parque dos Paredões. Nele há duas trilhas com mirante. As trilhas são planas e curtas (cerca de 5 minutos). A vista vale a pena.

Mirante 1

Mirante 2

Casa centenária

Para finalizar o dia (ufa!), sequência de foundue e um passeio pelo centro de Gramado para ver a decoração.

Todos os dias às 21h há uma cerimônia de acendimento das luzes da cidade, a partir desse ponto (a árvore).

No estilo Cow Parade, exposição de Renas em Gramado

Igreja Matriz São Pedro

Rua Coberta com lojas e restaurantes

 
A calçada da fama brasileira (Rua Borges de Medeiros)

Lago Negro
Rua A. J. Renner Bairro Lago Negro – Gramado/RS


Mini mundo
Rua Horácio Cardoso, 291 – Gramado/RS
http://minimundo.com.br/minimundo/index.htm

Chocolates Caracol (Reino dos Chocolates)
Av. das Hortênsias, 5.385
http://www.oreinodochocolate.com.br