Escolha uma Página

“Não terás outros deuses além de mim.” Êxodo 20.3

“Então alguns dos fariseus e mestres da lei lhe disseram: ‘Mestre, queremos ver um sinal milagroso feito por ti’. Jesus respondeu: ‘Uma geração perversa e adúltera pede um sinal milagroso! Mas nenhum sinal será dado […]” Mateus 12.38-39.

Uma geração adúltera é a que flerta com vários deuses além do Senhor. Uma das “traições espirituais” mais comuns é quando deixamos de acreditar em Deus e passamos a acreditar em nós mesmos, mas existem outras. Hoje, ao ler a bíblia, me atentei às passagens que falam sobre Judas Iscariotes. Ele flertou com um outro deus – o dinheiro.

Pouco se fala sobre Judas Iscariotes na bíblia, e quando ele é citado fica nítido o seu interesse por dinheiro.

Na passagem de João 12.1-6, quando Maria derramou perfume sobre os pés de Jesus, Judas a repreendeu dizendo: “Por que este perfume não foi vendido, e o dinheiro dado aos pobres? Seriam trezentos denários! Ele não falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado”.

Você conhece pessoas assim, que ao se deparar com uma determinada situação não enxergam o seu real valor mas sim o lucro ou a perda de dinheiro ocorrida? São semelhantes a Judas…

Todos nós temos livre arbítrio e prestaremos contas a Deus por cada uma de nossas decisões e ações. Jesus disse que as Escrituras iriam mesmo se cumprir, ou seja, Ele seria traído por um dos seus discípulos mais próximos (Salmo 41.9), mas o traidor poderia ter sido qualquer um dos doze apóstolos.

“Afirmou Jesus: “Aquele que comeu comigo do mesmo prato há de me trair. O Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do Homem! Melhor lhe seria não haver nascido!” Mateus 26.23-24

E em João 13.27 diz: “E assim que Judas recebeu o pão, Satanás entrou nele.” Somente a partir daquele momento Satanás entrou em Judas e juntos enviaram Jesus à cruz. Mas foi Judas que deu lugar ao diabo.

Como alguém que viveu diariamente com Jesus, escutou seus ensinamentos e viu seus milagres, pôde traí-lo? Judas ficou “cego”. Ele flertou com outro deus, ele não enxergava Deus em Jesus, o seu deus era o dinheiro.

“Então, um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes e lhes perguntou: ‘O que me darão se eu o entregar a vocês?’ E fixaram-lhe o preço: trinta moedas de prata. Desse momento em diante Judas passou a procurar uma oportunidade para entregá-lo” Mateus 26.14-16

Trinta moedas de prata era dinheiro suficiente para comprar uma pequena propriedade na época. Esse foi o tamanho da ambição de Judas. Quais são as suas?

Por qual preço você trocaria de deus?
Talvez por um carro luxuoso, uma casa grande, uma posição de poder na empresa ou na sociedade…

Que Deus tenha misericórdia de nós, pois já conhecemos o Caminho – Jesus. Diariamente somos tentados e precisamos decidir a que Deus iremos servir. Que possamos responder como Josué:

“Se porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir […] Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor” Josué 24.15

Aline Cândido


Outras referências, além da Bíblia:
Talmidim 122: https://www.youtube.com/watch?v=neDzCuTO3eQ
http://www.gotquestions.org/Portugues/Judas-trair-Jesus.html