Escolha uma Página

Sempre fico admirada quando leio o chamado de Abraão e sua prontidão em responder positivamente a Deus. Ele não titubeou, não questionou, não ponderou… apenas obedeceu.

Abraão saia da tua terra… e vá para a terra que eu lhe mostrarei… Farei de você um grande povo, e o abençoarei… (Gênesis 12.1-2)

Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor… (Gênesis 12.4)

Uau! Abrão ouviu e obedeceu. Que homem de fé!

O mesmo não aconteceu com Moisés. Quando ele ouviu o chamado de Deus, no episódio da sarça ardente, ele questionou a Deus várias vezes.

Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas. Moisés, porém, respondeu a Deus: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito? (Êxodo 3:10,11)

Deus afirmou: “Eu estarei com você… Moisés perguntou: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele? Que lhes direi? (Êxodo 3:12,13)

E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: ‘O Senhor não lhe apareceu’? (Êxodo 4.1)

Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! (Êxodo 4.10)

Ah Senhor! Peço-te que envies outra pessoa. (Êxodo 4:13)

Por cinco vezes Moisés tentou se esquivar do seu chamado. Sua insegurança era maior do que a fé que tinha em Deus. Era pouco provável que alguém o escolhesse para ser o libertador do povo israelita, e ele tentou fazer com que Deus mudasse de ideia.

Em todas as suas réplicas Deus dava a Moisés as respostas para seguir em frente. Mas por fim, a bíblia diz que Deus se irou com Moisés e acabou cedendo a um apelo dele.

O chamado de Deus é um assunto sério, individual. Antes que você traga qualquer outra pessoa para cumprir com você esse chamado, esteja absolutamente certo em seu coração de que a pessoa está na mesma visão que você.

Como resposta aos apelos de Moisés, Deus enviou Arão, seu irmão, como porta-voz de tudo que ele falasse.

Foi como se Deus dissesse: “Já chega Moisés, tudo bem! Vou fazer do seu jeito… vou mandar Arão contigo, mas esse não é o meu melhor plano. Vai chegar o dia em que você vai desejar ter seguido o meu chamado sozinho. Você não precisa de Arão… tudo o que você precisa é de mim!”

Se você conhece toda a história vai se lembrar que foi Arão que ficou impaciente e construiu um bezerro de ouro para o povo adorar enquanto Moisés estava no Monte Sinai com Deus. Foi Arão, o “facilitador de Moisés”, que levou o povo a pecar e a pagar um alto preço por isso (Êxodo 32).

Por mais impossível que possa parecer, Deus tem sempre uma saída sem precisar recorrer aos nossos atalhos. Os planos dEle são muito superiores aos nossos.

Aline Cândido


Referência: Insight for Today – Going it Alone by Chuck Swindoll