Escolha uma Página

“Havia ali tanta gente, chegando e saindo, que Jesus e os apóstolos não tinham tempo nem para comer” Marcos 6.31

Esse texto foi escrito há cerca de 2 mil anos, mas é tão atual né? Se você trocasse as palavras “Jesus e os apóstolos” pelo seu nome e o de seus colegas de trabalho, a frase ainda faria sentido? Para muitas pessoas, sim!

Correria, vida agitada, escassez de tempo, muitas coisas por fazer…

Aqui em São Paulo, sem perceber, somos engolidos pela rotina, sobrevivendo a cada dia ao invés de vivê-lo. Alguns só se dão conta disso mais tarde, quando já são idosos.

Se você achou que Jesus tinha uma rotina tranquila pois andava de chinelo e ia à praia com frequência, se enganou. Seus três anos de ministério foram intensos (como são nossos dias também).

A diferença é que Jesus nunca perdia de vista o que era prioritário, essencial, extremamente necessário… Parar, se retirar, descansar, falar com Deus.

Ele fazia isso frequentemente. Só no evangelho de Lucas temos cinco passagens que relatam isso:

Lucas 5.16: “Mas Jesus retirava-se para lugares solitários e orava”
Lucas 6.12: “Jesus saiu para o monte a fim de orar e passou a noite orando a Deus”
Lucas 9.18: “Certa vez Jesus estava orando em particular, e com ele estavam seus discípulos”
Lucas 9.28: “Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar”
Lucas 11.1: “Certo dia Jesus estava orando em um determinado lugar”

Na sequência do texto de Marcos (o versículo que abriu este Verbonline), diz que no meio da correria, Jesus fez um convite aos seus amigos:

“Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco” Marcos 6.31

É necessário pausar, silenciar, conversar a sós com o Pai. E isso periodicamente e não só quando sobra tempo (porque muitas vezes nunca sobra, não é mesmo?). Somente isso vai nos devolver o equilíbrio para viver uma vida plena.

Você ainda pode me questionar: mas como? Não sei… o que é prioridade a gente sempre dá um jeito de fazer. Jesus orava mais à noite do que de dia, mais nas montanhas do que em outros lugares. Cada um de nós vai encontrar um tempo e um lugar assim que isso se tornar prioridade para nós.

“Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: ‘Não tenho mais prazer na vida'”. Eclesiastes 12.1

Aline Cândido